quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sétimo Chimarrão com Política teve como tema a saúde em Porto Alegre

Aconteceu ontem, na sede municipal do PSB/POA, o sétimo Chimarrão com Política que teve como tema: a saúde no Município de Porto Alegre - realidade e desafios.
Foi coordenador do debate, o senhor Ivo Fortes, fundador do Conselho Estadual de Saúde e ex-Conselheiro Nacional de Saúde.
O Dr. José Fossari, médico emergencista e coordenador do ambulatório do Hospital Nossa Senhora da Conceição apresentou um painel sobre a saúde no município de Porto Alegre, apresentando dados preocupantes, como o fato da redução, de 1999 até hoje, em 32% dos leitos hospitalares na capital, o que contrasta com um expressivo crescimento populacional e da política das ambulâncias vindas do interior neste período.
Da mesma forma, números como os 1.500 casos novos de tuberculose por ano e o fato de sermos a cidade com o maior numero de casos Aids no pais são situações muito graves.
O Dr. Paulo Mayorga, coordenador do Lafergs, apresentou um histórico da saúde, da assistência farmacêutica e da política de medicamentos no Brasil. A única farmácia popular de Porto Alegre funciona na Faculdade de Farmácia da UFRGS.
Representando o COREN, falou o assessor legislativo da nova gestão, Igor Prestes, que representou o presidente Ricardo Rivero, que não pode estar presente por estar na posse do Conselho Federal de Enfermagem (CONFEN), em Brasília. Ele fez uma exposição sobre a política dos profissionais de saúde.
No final da atividade, foi aclamada a formação do núcleo de base da saúde e já se marcou uma reunião para o dia 9 de maio, às 18h30min, na sede municipal, Rua Riachuelo, 493, onde será eleita a coordenação do núcleo. Nessa mesma reunião, será traçado um plano de trabalho, no primeiro momento, para contribuir na elaboração do programa de governo da deputada Manuela D´Ávila e um planejamento a longo prazo para a manutenção do núcleo após as eleições.

Nenhum comentário: