segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PSB participa do projeto “Bairro a bairro” com a deputada Manuela D´Ávila

No sábado, 04/02, o presidente do PSB de Porto Alegre, Antônio Elisandro e o Secretário Geral, João Hélbio Antunes, participaram da primeira edição do projeto “Bairro a bairro”, realizada em 08 comunidades do extremo sul de Porto Alegre. O projeto é coordenado pelo mandato da deputada Manuela e tem o objetivo de visitar as realidades locais de todas as regiões da cidade.
Participaram da atividade os pré-candidatos a vereador pelo PSB com base na região: Cel. Juarez Fraga, Paulinho do Belém Novo, Leonardo Mesquita e Maria Helena França.
Manuela ouviu os relatos dos moradores nas diferentes comunidades e reconheceu problemas comuns a todos: saúde, saneamento/alagamentos e transporte. Em todas as conversas, moradores e comerciantes apontaram esses três problemas como os mais graves. A falta de ação e de olhar específico do poder público ficou evidenciada em todos os locais. Várias comunidades apresentam os mesmos problemas, que se repetem e se mantêm há muitos anos.
“A convite do mandato da deputada Manuela, estamos participando deste projeto por acreditar que o caminho para estarmos sintonizados com a situação e as demandas das comunidades é caminhar pelas ruas e bairros da cidade, ouvindo as lideranças e os moradores, diretamente na realidade em que vivem e, a partir disso, juntar elementos e construirmos uma proposta conjunta para Porto Alegre”, diz o presidente Elisandro.
Cel. Fraga, à direita, organizou almoço no CTG
Piquete da Amizade, em Belém Novo
Entre as atividades realizadas, visitou-se o Núcleo Cultural e Comunitário do Belém Novo (NCC – Belém), ONG fundada pelo Cel. Fraga e coordenada atualmente pelo Major Cidade, que tem uma história de transformação da realidade comunitária. A ONG atende mensalmente cerca de 900 pessoas, oferece aulas de apoio (com transporte incluído), cursos profissionalizantes (cabeleireiro, corte e costura, padeiro, entre outros) e atividades de lazer.
Pela manhã, iniciou-se a agenda num café da manhã com a produtora de alimentos orgânicos Rosane, que defende o fortalecimento e o incremento do turismo rural. No loteamento Clara Nunes, viu-se de perto o problema dos alagamentos, da falta de saneamento e ausência de transporte coletivo. Já no residencial Sol de POA, o problema é a água, que chega através de caminhões Pipa. No Lami, na comunidade São Caetano, Manuela ouviu o problema da falta de clareza no limite com a cidade de Viamão e as dificuldades de atendimento médico. Também visitou-se os oleiros do Lami, que correspondem a 15 empreendimentos na região. No bairro Ponta Grossa, comunidade Flores da Cunha, falta de saneamento e alagamentos são constantes. As atividades seguiram para o Túnel Verde e, a seguir, para o loteamento Primavera, que sofre com os mesmos problemas das outras comunidades.
O dia encerrou com uma visita ao jovem pré-candidato do PSB Leonardo Mesquita, no loteamento Nova Ipanema, onde as associações de bairro pedem a duplicação da Avenida Edgar Pires de Castro.
Juntos nesse projeto, PCdoB e PSB - "Bairro a bairro" - estarão todos os sábados nas comunidades de Porto Alegre. O objetivo é fazer um levantamento de toda a cidade, apontando as principais necessidades e vulnerabilidades de todas as regiões. Acompanha a parlamentar uma comitiva que ajuda a mapear as demandas e faz os encaminhamentos necessários.
Veja aqui as fotos da atividade.
Fonte e fotos: www.manuela.org.br

Nenhum comentário: