quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lurdes Ágata é uma das vencedoras do Troféu Mulher Cidadã 2012

Elson Sempé Pedroso
Na terça-feira dia 7 de fevereiro, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa aprovou os nomes das sete vencedoras do Troféu Mulher Cidadã 2012. Os nomes foram indicados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e serão agraciadas em sessão solene prevista para o mês de março, no Plenário 20 de Setembro. Serão contempladas lideranças femininas que se destacaram nas áreas de defesa de direitos e combate à violência, educação, participação política, profissionalização e emprego, saúde, atividade comunitária e cultura.
Uma das sete mulheres vencedoras do prêmio é a líder comunitária Lurdes Ágata Guiconi, de Porto Alegre, que receberá o troféu pelo desenvolvimento de atividades comunitárias em favor da mulher. Moradora da Lomba do Pinheiro há 28 anos, ela é conhecida como Lurdes da Lomba, devido à conquista de diversas melhorias para a região, como a Farmácia Distrital Partenon/Lomba, o Posto de Saúde 24h e a construção do Ginásio de Esportes da Parada 10, além da modernização dos telecentros e a instalação do Ceitec no bairro. Ela também trabalhou na criação e coordenação do Grupo ECO – Economia e Ecologia Solidária, formado por mulheres que produzem materiais de limpeza e que fazem reciclagem. Além disso, Lurdes promove oficinas  sobre igualdade de gênero e organizou a I Caminhada pela Paz na Lomba do Pinheiro contra todas as formas de violência com mulheres e excluídos.
Outra mulher socialista vencedora do prêmio é a contadora Claudete Langendorf Machado, de Itaqui, que será homenageada por incentivar a participação política feminina. Servidora pública municipal desde 1996 e líder comunitária, ela foi vereadora de Itaqui por dois mandatos e chegou a presidir a Câmara de Vereadores em 2002 e 2007. Atual vice-prefeita de Itaqui e presidente municipal do PSB, ela é autora da resolução que criou a Coordenadoria da Mulher na Câmara Municipal, é responsável pela criação da Assessoria de Políticas de Gênero na prefeitura de Itaqui e costuma ministrar palestras sobre políticas públicas e direitos das mulheres.
As outras cinco mulheres que completam a lista são: Maria Noelci Teixeira Homero, de Porto Alegre (Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência); Waleska Rosa Vasconcellos, de Porto Alegre (Educação); Maria Eunice Dias Wolf, de Canoas (Estimulo à Profissionalização e Emprego); Maria Letícia de Oliveira Garcia, de Porto Alegre (Saúde); Maria Iara Santos Deodoro, de Porto Alegre (Cultura).

Por Marcelo Víctor Chinazzo
Colaboração de Adriano dos Santos

Nenhum comentário: