domingo, 11 de setembro de 2011

PSB de Porto Alegre renova direção e reafirma apoio a Manuela para Prefeita

Antônio Elisandro foi reconduzido a Presidência no Congresso Municipal do partido

O PSB de Porto Alegre realizou ontem (10/9) pela tarde,  no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, seu Congresso para debate de teses sobre organização do partido e eleições 2012 e para eleger a nova direção. Pela manhã aconteceram reuniões do Movimento Popular Socialista (MPS), do Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB) e do Movimento das Mulheres Socialistas, que elegeram seus representantes para a direção municipal.
A atividade de abertura do congresso contou com a presença da deputada Manuela D´avila, do Secretario de Infraestrutura e Logística, deputado Beto Albuquerque, dos vereadores Airto Ferronato (PSB) e Adeli Sell, Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), dos Presidentes Municipais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Fernando Niedesberg e do Partido Pátria Livre (PPL), Vinícius Anversa e dos representantes dos deputados Luiz Noé, Douglas Costa Beber e do Deputado Heitor Schuch, seu chefe de Gabinete Anselmo Piovesan.
Numa plenária com mais de 300 socialistas, também prestigiaram o evento o Presidente de Honra do Partido Fúlvio Petracco, o Sr. Lauro Hagemann, ex-deputado e vereador de Porto Alegre e os socialistas históricos Saul Calvete, Ivo Fortes e Marcos Lederman. O deputado José Stédile visitou o Congresso durante a plenária final, bem como representantes do Gabinete do Deputado Miki Breier.
Após a abertura, foi realizada homenagem ao socialista Luiz Carlos De Césaro, falecido em junho deste ano. De Césaro, o Gringo, como era conhecido, foi Presidente Estadual do Partido, Superintendente de Portos e Hidrovias no Governo Olívio Dutra e candidato a deputado estadual em 2002. O Secretario Beto Albuquerque leu o texto da penúltima postagem no seu blog pessoal “É a vida” com o título Minha última partida, que pode ser acessada no link http://bit.ly/mRf6gN.
Na seqüência, ocorreu ato de filiação de diversas lideranças com perspectiva de serem candidatos na eleição municipal do ano que vem, entre eles André Silveira, advogado e professor atuante nas causas ligadas ao transito seguro; Cássio Moreira, professor do Instituto Federal do RS; Lourdes Dallacorte, ambientalista e empresaria; Sérgio Mota, ex-conselheiro tutelar na região do Sarandi; Tino Moraes, jornalista e comunicador e Volnei Almeida, garçom. Também foi apresentada pela direção municipal uma lista com mais de 60 nomes de filiados interessados em serem candidatos a vereador na próxima eleição, dos quais vários presentes se manifestaram.
Ao final, foram aprovados diversos documentos e propostas encaminhadas ao Congresso, com deliberações sobre políticas para as pessoas com deficiência, eleições municipais, reconhecimento e funções do Núcleo dos Advogados e sobre a criação dos núcleos temáticos de energia, telecomunicações e meio ambiente.
A deliberação principal com relação à eleição municipal de 2012 aponta que o PSB em Porto Alegre deve elaborar seu conjunto de propostas, em sintonia com a bandeira da reforma urbana defendida em nível nacional pelo partido, bem como avançar na direção do apoio a Manuela D´Ávila para Prefeita da cidade. Ao mesmo tempo em que compreende como fundamental a ampliação do leque de partidos que darão sustentação a esta candidatura, manifesta seu propósito de participar da chapa majoritária.
A meta prioritária da nova gestão será a ampliação da bancada socialista na Câmara Municipal, com a estratégia de nominata proporcional própria, analisando-se a possibilidade de coligação.
Também foi decidido ampliar e aprofundar o trabalho de organização na cidade por meio dos núcleos de base, instituir o fórum interno dos núcleos e movimentos sociais, bem como qualificar a infraestrutura da sede municipal e profissionalizar a área da comunicação.
Por último, foi eleita por aclamação a única chapa inscrita, denominada Tocando em Frente, para o Diretório Municipal, Conselho Fiscal, Comissão de Ética e Fidelidade Partidária, os delegados ao Congresso Estadual e a Executiva Municipal, que ficou com a seguinte composição:
Presidente: Antonio Elisandro de Oliveira
1º Vice-Presidente: Mauri Luiz Ramme
2º Vice-Presidente: Lauro Roberto Hagemann
3º Vice-Presidente: Paulinho Gracioli
Secretário Geral: João Hélbio Carpes Antunes
1º Secretaria: Marlow Velasquez
2º Secretaria: Sophie Schell
1º Secretario de Finanças: Flavio Heron da Silva
2º Secretario de Finanças: Paulo Amaral
Secretario de Meio Ambiente: Roberto Jakubaszko
Secretario Especial: Marcio Vidal
Secretario Especial: Dirnei Vieira
Secretaria de Organização: Nilo Pinheiro Junior
Secretaria de Cultura e Formação Política: Hermes Duarte Moreira
Secretario da Juventude Socialista Brasileira (JSB): André Ribeiro (Maninho)
Secretaria do Movimento Popular Socialista (MPS): Lurdes Ágata Guiconi
Secretario do Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB): Carlos Augusto Leite (Breik)
Secretaria do Movimento das Mulheres Socialistas: Maria Luiza Loose (Malú)
Líder de Bancada: Vereador Airto Ferronato
Veja as fotos do Congresso no Flickr aqui

Nenhum comentário: