terça-feira, 27 de setembro de 2011

6º Chimarrão com Política instituiu o Núcleo do Trânsito Seguro no PSB-POA

André Moura e Seginho Neglia assumiram a coordenação do Núcleo
O 6º Chimarrão com Política, realizado no último dia 22 de setembro, na Assembléia Legislativa, teve como tema do debate o trânsito. Com a chamada “Socializando as Ações do Trânsito” demonstrou o acerto do Partido em Porto Alegre de seguir com esses encontros. 
Coordenou o debate  companheiro Serginho Neglia, que demonstrou toda sua experiência na área, instigando com suas interlocuções a necessidade de trazermos esse debate para dentro do PSB.
Hoje detemos o comando das discussões deste tema no Estado, sob o gerenciamento do nosso companheiro Vice-governador Beto Grill, que coordenada o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito.
André Moura, nosso companheiro que também é especialista em trânsito, apresentou o painel “O Papel do Gestor Público no Trânsito”, onde discorreu sobre o verdadeiro papel do gestor, demonstrando a fragilidade do gestor público, quer por desconhecimento ou por não aplicar as verbas oriundas da receita das multas em programas e projetos educacionais. Fez um paralelo do nosso Código Nacional de Trânsito, sendo considerado um dos mais perfeitos, inclusive copiado como exemplo pela Espanha, e aqui temos esse caos por falha de nossos gestores que não estão devidamente preparados para exercerem a função. Lembrou que a grande maioria dos acidentes acontece por descumprimento das regras de trânsito.
Major Egon Kvietinski, especialista em trânsito, palestrou sobre o binômio Fiscalização e Educação para o Trânsito. Demonstrou a necessidade de termos uma política que priorize programas educacionais sem descuidar da fiscalização. Lembrou que é preciso educar desde a base escolar. 
O companheiro João Hélbio apresentou o programa “Motorista Nota 10”, das Instituições Alternativas, que é uma proposta de educação para o trânsito. Considerando o contexto e a relação que o homem estabelece com a via, com o veículo, consigo mesmo, com repercussões positivas na sociedade, utilizando o conceito Nota 10. Portanto, propõe desenvolver ações pedagógicas, através de um processo de educação à distância, facilitada pelos meios de comunicação (vídeos, TV, Rádio, Guia de Estudos, Internet e CDs), com mobilização comunitária que constituirão núcleos Motorista Nota 10.
O Major Oderli Savedra Gomes, coordenador técnico do Comitê Estadual do Trânsito Seguro, enalteceu a realização do encontro, elogiando os projetos apresentados e a importância da criação do Núcleo de Trânsito do PSB de Porto Alegre.
Dando encaminhamento, o companheiro Serginho Neglia colocou a palavra à disposição dos companheiros presentes. Os companheiros Boa Nova, Lima, Copinaré, Zakeu, Nilo Júnior, Elisandro, Nelnie Lorenzoni, Maria Letícia e Ivo Fortes se manifestaram. 
Após as manifestações, por sugestão do companheiro João Hélbio, foi encaminhada a criação do Núcleo de Trânsito do PSB de Porto Alegre, que teve a indicação do companheiro André Luis Souza de Moura para coordenador e do companheiro Serginho Neglia para a secreatria. Como houve aclamação por todos os presentes, e com o aceite dos indicados, foi encaminhado o encerramento do encontro.

Nenhum comentário: