terça-feira, 19 de julho de 2011

Seminário “Porto Alegre para além da Copa” reúne partidos de oposição

Plenário cheio e mesa suprapartidária
Nessa segunda-feira (18/7) o campo político de oposição à Prefeitura de Porto Alegre, o mesmo que elegeu a chapa Tarso Genro - Beto Grill ao governo do RS em primeiro turno, deu mais passo importante na construção de um projeto político comum, com a realização do Seminário “Porto Alegre para além da Copa".
O evento foi coordenado pelo Presidente Municipal do PSB, Elisandro Oliveira e reuniu as principais lideranças municipais socialistas, do PCdoB, do PT, do PR e do PPL. O enfoque principal do debate foi a respeito do legado da Copa do Mundo para a cidade, especialmente do ponto de vista social, com destaque para a palestra da Deputada Federal Manuela D´ Ávila, que criticou a forma como a atual administração vem organizando a cidade para o evento.

Seminário é marcado pela convergência de ideias
Para Manuela, essas obras devem ocorrer, para adequar a cidade, mas também para deixar como legado um sistema urbano melhor em favor da população local. "Não podemos ter na Copa duas Porto Alegre: uma moderna e incluída para os turistas e outra excluída, onde os mesmos problemas de sempre continuam. A Copa tem que ser aproveitada como oportunidade para todos", disse Manuela.
O vereador Airto Ferronato, em sintonia com Manuela, apresentou diversos itens de benfeitorias previstos para a cidade, tais como o alargamento de avenidas, construção de viadutos, modernização do aeroporto, instalação do sistema multimodal de transporte com BRTs e aeromóvel, todos integrados ao Trensurb. Mas criticou o fato de que essas são melhorias que já deveriam ter sido realizadas na cidade.
Além disso, Ferronato mostrou o projeto em andamento de revitalização do Cais Mauá e a proposta apresentada na Comissão da Copa da Câmara Municipal para a construção de uma marina pública aos moldes da existente na cidade de Barcelona. Para ele, essas obras estão inseridas no contexto da humanização da cidade e do atendimento dos anseios da população.
Também palestraram no seminário o coordenador executivo da Copa do Mundo do governo estadual, o ex-árbitro de futebol Carlos Simon, em nome do governador Tarso Genro, e o presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell.
Para Carlos Simon, a Copa deve ter como legado grandes benefícios para a população e está otimista quanto a isso. O vereador Adeli também reiterou que a Copa do Mundo de Porto Alegre que queremos é a Copa do Mundo do povo.
Ao final do seminário, os participantes citaram como fundamental para a Copa ter sucesso: rede de internet wi-fi, limpeza, mobilidade urbana e tecnologia.
O resultado do encontro foi a convergência de ideias de painelistas e cidadãos. Todos querem uma Porto Alegre melhor na Copa e para além da Copa.
Nos próximos meses, novos debates serão promovidos entre os partidos para tratar os principais assuntos da cidade.

Fontes:
www.manuela.org.br
www.airtoferronato.com

Nenhum comentário: