sexta-feira, 8 de julho de 2011

PSB/POA debate Segurança no Município e aproxima população do "Chimarrão com Política"

Na ultima quarta-feira, 6 de julho, na sala de Comissões da Câmara Municipal de Porto Alegre, mais de 60 socialistas, simpatizantes, dirigentes partidários, agentes de segurança e população em geral confirmaram presença para debater a Segurança no Município.
Entre os palestrantes convidados, o Cel. Luiz Antônio Brenner Guimaraes, ex-subcomandante da Brigada Militar e representante da ONG Guahy, enfatizou o papel do Executivo Municipal na Segurança. Relatando suas experiências, avaliou positivamente o projeto "Territórios da Paz", que resgata os valores sociais e familiares, através de projetos culturais com inclusão social para diminuir a criminalidade nas localidades da periferia. Da mesma forma, o trabalho das “Mulheres da Paz " e o Projeto "Construindo e fortalecendo as redes sociais", de prevenção e enfrentamento contra a marginalização dos jovens, possui bons índices de aceitação e diminuição da violência urbana.
Dando continuidade ao encontro, o cel. Juarez Fraga Junior apresentou o seu trabalho de graduação na Espanha sobre as diferentes forças de segurança e suas funções, como: Guarda Municipal, Policia Civil, Bombeiros, Policia Militar, Policia Comunitária e Polícia Preventiva. Destacando ainda o seu trabalho pessoal a frente da Corporação da Brigada Militar e os Centros Integrados de Segurança Comunitária, registrou que o policiamento comunitário e preventivo são as formas mais eficazes de combate a prática de delitos, sobretudo o homicídio, formando assim uma parceria com a cidadania e com as próprias famílias para o melhor controle social.
Finalizando, falou o Presidente do Conselho de Segurança de Porto Alegre, João Hélbio Carpes Antunes, demonstrando em sua exposição os órgãos e instituições que compõe o COMJUS. Também reforçou o compromisso dos Conselhos e dos Fóruns de Segurança comunitários, que encaminham as suas demandas como verdadeiras ouvidorias populares.
O mediador do debate foi o Cel. Dirnei Vieira, do Tribunal de Justiça Militar/RS, que dispensa comentários pela sua brilhante carreira cívica e militar exercida a frente do Comando Rodoviário da Brigada Militar.

Nenhum comentário: