sábado, 26 de março de 2011

Mulheres Socialistas de Porto Alegre e a programação do Dia Internacional da Mulher


O Movimento das Mulheres Socialistas de Porto Alegre, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, agregou-se às atividades do Fórum Municipal de Mulheres de Porto Alegre, participando das reuniões e das atividades da agenda do Fórum Municipal de Mulheres e indicou a companheira Claudete Machado, Secretária Estadual das Mulheres do PSB-RS, para participar, no dia 15/03/11, do Ciclo de Debates "AS MULHERES PODEM" - com o tema Mulher e Poder - no Sindicato dos Bancários. A companheira Claudete, vice-prefeita de Itaqui e que também foi vereadora e presidente da Câmara de Vereadores daquele município, relatou a forma como vem exercendo estes espaços de poder, bem como as dificuldades que enfrentou no início. O evento também contou com a participação da Secretária de Políticas Públicas do Estado do RS, Marcia Santana. Prestigiando o evento, estiveram presentes várias companheiras e inclusive, alguns companheiros.
Com o objetivo de fortalecer e prestigiar as atividades dos demais movimentos, o MMS agregou-se às atividades do Movimento Popular Socialista-MPS, participando da Caminhada pela Paz da Lomba do Pinheiro (Lugar de Vida e Paz), em data a ser novamente confirmada pelo  MPS e também do Seminário do dia 19/03.
No Seminário, a secretária das Mulheres do PSB de Porto Alegre, Marlow Velasquez, levou o abraço do deputado Heitor Schuch, que sempre colocou o seu mandato e seu gabinete à disposição dos movimentos populares e explicou porque o MMS quis agregar-se ao evento: porque os movimentos têm interesses convergentes, ambos querem igualdade, justiça social, acesso à educação de qualidade, moradia, emprego e renda. Também querem que seus militantes tenham vez e voz, que ocupem espaços políticos, desde os importantes, até os menos importantes, dentro e fora do nosso partido. Destacou também que os movimentos unidos podem mais e convidou para unificação de algumas pautas e agendas, a fim de fortalecer as suas demandas. “Estamos no PSB porque acreditamos que todos somos iguais, como diz a nossa constituição e também perante a Deus, mas queremos ser iguais não apenas no papel ou na Lei. Ainda temos muito o que avançar e para isto, vamos lutar unidos, porque unidos podemos mais.”, concluiu a secretária.
Ainda no Seminário, a companheira Malu (Maria Luiza Loose) apresentou o tema “Desafios da Mulher Socialista como protagonista nas lutas de gênero sociais e comunitárias” que seria debatido em oficina na parte da tarde.
Ao final do evento, foram lançados temas para a confecção de um Documento e dentre as pautas estão: 1) a realização conjunta (MPS e MMS, de um curso de formação política, através da Fundação João Mangabeira e Coordenação de Formação do PSB Estadual. 2) realização de Seminário de formação sobre acesso a direitos humanos com informações sobre como acessar projetos sociais, construir e propor políticas públicas. 3) Elaboração de um cronograma fixo no PSB para encaminhar dúvidas e demandas do MPS e MMS. 4) Criação da “Caravana Socialista de Acesso a Direitos” que circule nas bases levando informações e formação.
Por fim, lembramos que no dia 26/03, as companheiras do Movimento das mulheres Socialistas de Porto Alegre estão convidadas a participar da atividade da Secretaria Estadual de Mulheres, no Encontro que se dará no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas.

Nenhum comentário: