segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PSB dobra o número de governadores

O Partido Socialista Brasileiro foi o partido que mais cresceu nas eleições deste ano em termos de número de governadores. O partido, que em 2006 conquistou o poder em três Estados, dobrou seu resultado em 2010, vencendo no Amapá (Camilo Capiberibe), Ceará (Cid Gomes), Espírito Santo (Renato Casagrande), Paraíba (Ricardo Coutinho), Pernambuco (Eduardo Campos) e Piauí (Wilson Martins).
Com isso, ganha mais força política no cenário nacional. Integrante do governo Lula desde o início, o PSB já coordenou os ministérios de Integração Nacional, com Ciro Gomes, de Ciência e Tecnologia, inicialmente com Roberto Amaral, depois Eduardo Campos e atualmente com Sérgio Rezende e a Secretaria Especial de Portos, que tem status de ministério e é comandada por Pedro Brito do Nascimento.
Aliado do governo federal, o PMDB perdeu espaço em relação às últimas eleições: venceu em cinco Estados (Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Roraima), dois a menos do que há quatro anos. O PT também elegeu Governador em cinco Estados: Acre, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Nenhum comentário: