sábado, 16 de outubro de 2010

Diretório do PSB - Porto Alegre mobiliza militância socialista para reta final da campanha Dilma Presidenta

Na sexta-feira (15/10), as 19h, reuniu-se o Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro de Porto Alegre. Participaram do encontro mais de 50 socialistas, incluindo os candidatos a deputado locais nesta eleição, além de filiados e militantes da campanha, lotando a Sala 301 da Câmara Municipal.
A pauta do encontro foi: a) avaliação da eleição no 1° turno e b) participação na campanha de Dilma Roussef 13 - Presidenta no 2° turno.
Sobre o primeiro item da pauta, foi evidenciado o expressivo crescimento do partido em nível nacional, com a eleição de 3 governadores em primeiro turno: Eduardo Campos (Pernambuco), reeleito com a maior votação proporcional do país - 82,8% dos votos; Renato Casagrande (Espírito Santo), segunda maior votação proporcional - 82,3% dos votos e Cid Gomes (Ceará), reeleito com 61,27% dos votos.
Também disputamos, em segundo turno, as eleições dos estados do Piauí, com o companheiro Wilson Martins; Amapá, com Camilo Capiberibe e Paraíba, com Ricardo Coutinho, todos com chances reais de vitória, o que nos deixa com a possibilidade de sairmos desta eleição com 06 governadores, ou seja, 22% do números de estados brasileiros.
Ja sobre os parlamentos nacionais, aumentamos nossa bancada para 34 deputados federais, sendo a 7ª maior bancada na nova composição da Câmara dos Deputados e elegemos uma bancada de 3 senadores: Antônio Carlos Valadares, reeleito por Sergipe, Lídice da Mata, da Bahia e Rodrigo Rollemberg, pelo Distrito Federal, todos com longa trajetória de trabalho e identificação com o partido, o que nos dá garantia de uma atuação destacada no Senado.
Ainda em nível nacional, elegemos 73 deputados estaduais, aumentando 22% nossas bancadas nos parlamentos estaduais comparativamente a eleição de 2006.
No RS, elegemos pela primeira vez o Vice-Governador dos gaúchos, nosso companheiro Beto Grill, que governará o Estado ao lado de Tarso Genro e dos partidos da Unidade Popular. Também fomos o partido que obteve maior ampliação na bancada de Deputados Federais, passando de 1 para 3 deputados: Beto Albuquerque, José Luiz Stédile e Alexandre Roso. Por fim, ampliamos a bancada de deputados estaduais, reelegendo os atuais deputados Heitor Schuch e Miki Breier e elegendo, pela primeira vez, o jovem Catarina.
Em Porto Alegre, ampliamos nossas votações, tanto para deputado federal quanto para deputado estadual, além de comemorarmos a reeleição do deputado Beto Albuquerque, que mais uma vez aumentou sua votação, assim como nas 05 eleições anteriores que disputou, sendo agora um dos 06 gaúchos eleitos deputado federal em nossa história que ultrapassaram a casa dos 200 mil votos (os demais foram Nelson Marchezan, Mendes Ribeiro, Paulo Paim, Luis Carlos Heinze e Manuela D´Ávila). Além disso, foi registrada em diversas manifestações a grande participação do PSB de Porto Alegre nas campanhas majoritárias de Tarso e Dilma, garantindo a mobilização e o visual do partido na capital, onde ocorreram as principais atividades, à altura do que representou o PSB nesta eleição em todo estado.
A direção municipal agradeceu e cumprimentou todos os 8 candidatos a deputado estadual e os 4 candidatos a deputado federal de Porto Alegre, destacando-se a presença das 3 mulheres na chapa, pois foram os grandes vitoriosos deste processo eleitoral e contribuiram de forma significativa para o excelente resultado alcançado pelo partido no estado.
Por último, debateu-se a importância do PSB de Porto Alegre engajar-se na campanha de Dilma Presidenta, para que nosso estado esteja sintonizado com o projeto nacional em curso, que deve ser aprofundado na direção de mais conquistas sociais com desenvolvimento econômico. Para isto, participaremos de todas as agendas que ocorrerão em Porto Alegre nas 2 próximas semanas, iniciando neste domingo com uma atividade de panfletagem e visual organizada pela Secretaria Municipal de Mulheres, que ocorerrá na Feira da Av. Cruzeiro do Sul com a Nossa Senhora do Brasil, as 9h30min e, logo depois participaremos da grande caminhada no Brique da Redenção.
A Esquina Democrática está reservada para nossa coligação nos dias 19 (terça), 21 (quinta), 25 (segunda), 27 (quarta) e 29 (sexta) deste mês.
Outras atividades estão sendo organizadas, como no dia 23/10, na Lomba do Pinheiro, com as Mulheres Socialistas e o Núcleo de Base da região, além da presença de Dilma e Lula no RS, o que deve ser confirmado nos próximos dias.
Ocorreu também na reunião, a filiação do jovem Rodrigo Pereira Dieder, estudante do 5° semestre de Direito na Unilasalle, de Canoas e morador da Zona Norte de Porto Alegre, há tempos eleitor de candidaturas socialistas e com participação ativa nesta última campanha.

Nenhum comentário: