quinta-feira, 17 de junho de 2010

3º Chimarrão com Política discutiu a importância da internet nas eleições

Aconteceu na noite desta segunda-feira (14/06) a terceira edição do evento do PSB - Porto Alegre denominado Chimarrão com Política. Esta edição discutiu o tema "Campanha digital: a internet nas eleições 2010".
Foram painelistas na atividade Alexandre de Mattos, gestor de marketing digital, redes sociais e mídias google e Rafael Bennemann, da agência digital jungle-it.
O evento ocorreu na Sala 301 da Câmara Municipal de Porto Alegre e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, lotando o espaço. Entre os participantes, estavam pré-candidatos do PSB - Porto Alegre e da região metropolitana, assessores, filiados e outras pessoas visitantes interessadas no assunto.
Em linhas gerais, foi abordado sobre o papel que a internet tende a desempenhar nas eleições 2010, consolidando sua importância na política e superando as eleições anteriores. Isso se deve, basicamente, a dois fatores: a) flexibilização adotada na legislação eleitoral brasileira com relação ao uso da internet nesta eleição e b) influência do protagonismo exercido na internet pela campanha eleitoral de Barack Obama ao governo dos Estados Unidos.
Entre as novidades permitidas nesta eleição na internet estão as possibilidades de realizar propaganda eleitoral via sítio do candidato, partido ou coligação, blogs, redes sociais, mensagens instantâneas e assemelhados, por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente, realização de debates transmitidos por sítios, blogs e portais, convidando para participar apenas aqueles que julgar relevantes do ponto de vista jornalístico, a seu exclusivo critério, além de efetuar doações de recursos financeiros, até R$ 1 mil por pessoa, via sítio da campanha.
Com muitas dúvidas e questionamentos feitos pelos participantes, foram esclarecidos vários aspectos a respeito do uso da internet, como a compreensão necessária na política de que o uso das redes sociais pressupõe diálogo permanente, respeito as pessoas e perfis com os quais nos relacionamos, as diferenças entre divulgação de idéias na internet e militância virtual, importância de medir resultados e acessos, bem como o uso de mensagens segmentadas e dirigidas.
Ao final, foi ressaltada a importância de realizarmos outros eventos com este mesmo tema, preferencialmente em nível estadual e aberto a todas as candidaturas do partido e da coligação.

Nenhum comentário: