quarta-feira, 8 de julho de 2009

Encontro reunirá em Porto Alegre parlamentares dos países do Mercosul


Deputados, senadores e autoridades de trânsito do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai estarão em Porto Alegre nesta sexta-feira (10) participando do II Encontro de Segurança no Trânsito do Mercosul, a partir das 9h, no auditório do Setcergs - Transporte & Logística, na Avenida São Pedro, 1420 - 3° andar. O evento será coordenado pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), presidente da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do Mercosul (Parlasul). A reunião buscará alternativas de harmonização das legislações de trânsito no âmbito do Mercosul, além de tratar a problemas comuns do transporte rodoviário internacional de cargas.
Albuquerque, eleito este ano para presidir a comissão promotora do encontro, explica que é preciso regulamentar e unificar itens básicos na legislação dos países do Mercosul, prevenindo a desburocratização da livre circulação de pessoas, cargas e passageiros.
Hoje, há dificuldades enfrentadas principalmente pelo setor de transporte internacional de cargas. Há 602 empresas brasileiras que operam na rota internacional entre estes países, assim como passageiros que sofrem com a morosidade operacional das aduanas e com diferentes exigências de pesos, medidas, sinalização, cobrança de multas e recursos, habilitação profissional, licenciamento de veículos e demais regras de trânsito.
Além dos países membros do Mercosul, também foram convidados representantes da Venezuela, Chile e Equador, além de líderes de sindicais do setor de transporte de cargas.
Fonte: http://www.betoalbuquerque.com.br

Nenhum comentário: