quarta-feira, 24 de setembro de 2008

BLOG DO NOBLAT: “O adversário mais perigoso para Fogaça é de longe Manuela”

Autor de um dos blogs mais importantes do jornalismo político brasileiro, Ricardo Noblat postou nesta terça-feira (23/9) dois comentários, produzidos em Porto Alegre, sobre a eleição municipal. Leia, abaixo, a íntegra dos textos:
Porto Alegre – Te cuida, Fogaça!
O que se passa com o PT na eleição para prefeito de Porto Alegre? É simples. Maria do Rosário venceu as prévias do PT para sair candidata derrotando todas as cabeças coroadas do partido - de Tarso Genro a Olívio Dutra, de Miguel Rossetto a Dilma Rousseff. E na prática foi abandonada por todas elas. Ninguém está suando a camisa por Maria do Rosário.No passado, o PT se aliou a muitos partidos para disputar a eleição. Dessa vez está só - ou quase. Coligou-se com três partidecos. Ficou com pouco tempo de televisão. Maria do Rosário não empolgou a militância até aqui. E seu discurso cheira à velharia.
Bem, e tem a Manuela, candidata do PCdoB.Manuela faz a diferença - toda a diferença. O PCdoB não tem força no Rio Grande do Sul, jamais teve. Mas atraiu o apoio de meia dúzia de partidos, conseguiu o segundo maior tempo de propaganda eleitoral e sua candidata faz um discurso que não assusta ninguém - pelo contrário.O adversário mais perigoso para o prefeito José Fogaça, candidato do PMDB à reeleição, é de longe Manuela. O PT votará em peso nela se Maria do Rosário ficar de fora do segundo turno. Fatia expressiva do eleitorado de Manuela não votaria em Maria do Rosário no segundo turno para derrotar Fogaça.
É por isso que Manuela está na berlinda. No rádio e na televisão, apanha de Fogaça e de Maria do Rosário. Responde aos ataques aqui e acolá - na maioria das vezes de forma indireta. E vai levando a campanha na base do "Eu sou roxa de amor por Porto Alegre". Está dando certo. É candidata a virar o fenômeno das eleições deste ano nas capitais. Não pelo número de votos que possa amealhar caso derrote Maria do Rosário e Fogaça. Mas pela velocidade de sua carreira política.Foi eleita vereadora com uma votação recorde. Largou o mandato pelo meio e se elegeu deputada federal - de novo com votação recorde. Menos de dois anos depois, pode levar a prefeitura de Porto Alegre.
Porto Alegre – Idéias para barrar Manuela
Campanha eleitoral é um terreno fértil para o cultivo de idéias mirabolantes. A maioria delas não sai do papel. Algumas que saem dão origem a memoráveis trapalhadas. Foi assim na eleição de 2006 aqui no Rio Grande do Sul. De repente, parte do PMDB do governador Germano Rigotto, candidato à reeleição, decidiu descarregar votos em Yeda Crucius, candidata do PSDB.O que se pretendia? Derrotar logo o candidato do PT no primeiro turno. E deixar a fraca Yeda para ser derrotada no segundo. Deu no que deu: Yeda foi para o segundo turno e ganhou.
Corre em certas áreas do PMDB gaúcho a proposta de se despejar votos em Maria do Rosário, candidata do PT a prefeita, para barrar a passagem para o segundo turno de Manuela d' Ávila, do PCdoB.Nas contas do PMDB do prefeito José Fogaça, candidato à reeleição, será mais fácil derrotar Maria do Rosário. Beleza! Coisa de gênio!E se der errado outra vez? E se disso resultasse a saída de cena de Fogaça ainda no primeiro turno? Melhor não, gente. Esperteza demais engole o esperto.
O PT também alimenta algumas idéias de jerico. Uma: como Lula não gravou mensagem pedindo votos para Maria do Rosário, que tal usar contra Manuela o que Lula disse em Natal na semana passada?Em comício de Fátima Bezerra, candidata do PT a prefeita de Natal, Lula afirmou: - Não basta TV para ganhar eleição. Porque é fácil falar no teleprompter. O que ganha eleição não é beleza, é a beleza das idéias, dos programas, dos compromissos. Se beleza ganhasse eleição eu nunca teria passado do segundo lugar.
À parte a modéstia de Lula, que se julga mais ou menos feio, o que ele disse em Natal foi para atingir Micarla, candidata do PV a prefeita, dona de emissora de televisão, experiente apresentadora de programa e bonita. É líder disparada nas pesquisas de intenção de voto. Micarla é apoiada por José Agripino Maia, líder do DEM no Senado e duro adversário de Lula. É tamanho o empenho de Lula em derrotar Agripino que ele foi também a Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, pedir votos contra a candidata do DEM a prefeita. O homem está um azougue!
Vejam só: o PT gaúcho imagina que a referência de Lula à beleza poderia servir para atingir Manuela e subtrair-lhe muitos votos. Pirou!Quer outra prova de que o PT gaúcho está piradinho da silva?- Não é justo que o PT fique de fora do segundo turno [da eleição para prefeito de Porto Alegre] - declarou Maria do Rosário.Peraí... Como um candidato pode admitir desde já a possibilidade de ser derrotado? Candidato que aparece em último lugar nas pesquisas repete até ficar rouco que vencerá a eleição. É da regra do jogo. Elementar. E por que não seria justo que o PT ficasse de fora do segundo turno da eleição para prefeito de Porto Alegre? Só por que nos últimos 18 anos nunca ficou? Há sempre uma primeira vez. Por último: se de fato se tratasse de um caso de justiça ou de injustiça, o PT sempre poderia apelar para Tarso Genro, gaúcho e ministro da Justiça.

Nenhum comentário: