domingo, 24 de agosto de 2008

Nova pesquisa IBOPE: Manuela sobe e tem a menor rejeição

A pesquisa Ibope publicada pelo jornal Zero Hora deste domingo retrata o sentimento das ruas da Capital: o crescimento de Manuela d'Avila. A candidata da coligação Porto Alegre é Mais ocupa agora a segunda colocação na intenção de voto dos porto-alegrenses. Maria do Rosário (PT) caiu com relação ao levantamento anterior e aparece em terceiro.
Desde o início das pesquisas, é a primeira vez que Manuela aparece à frente da candidata do PT. A pesquisa reflete também o ínicio do programa eleitoral.
A vantagem de Manuela sobre a petista é de três pontos (16% contra 13%) na pesquisa espontânea. Já na estimulada, o número sobe para cinco pontos (21% a 16%). Nas simulações de segundo turno, Manuela também aparece na frente. Quando José Fogaça (PMDB) enfrenta Manuela ocorre um empate técnico com 44% e 41%, respectivamente. Em uma disputa entre Fogaça e Maria do Rosário, os índices ficariam em 46% contra 37%.
Fogaça, que aparece em primeiro na pesquisa, com 33%, é também o candidato que tem o maior índice de rejeição: 27% dos entrevistados declararam que não votariam nele de jeito nenhum. Neste ponto, Manuela é a que melhor aparece na pesquisa, pois, com 14%, apresenta a menor rejeição entre todos os concorrentes.
O Ibope ouviu 805 pessoas no período entre 19, dia em que começou a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, e 21 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: