terça-feira, 15 de julho de 2008

Pesquisa Methodus e IBOPE apontam: Manuela é a candidata que mais cresce e vence no segunto turno

De acordo com a primeira pesquisa Ibope sobre intenção de voto para a Prefeitura, publicada na edição deste domingo (13) do jornal Zero Hora, 38% dos eleitores votariam em Manuela e 40% em José Fogaça, caso os dois se enfrentassem. Como a margem de erro desta pesquisa foi de quatro pontos para mais ou para menos, o resultado configuraria um empate técnico entre as duas candidaturas.

Além disso, o Ibope apontou também que Manuela é a candidata com menor índice de rejeição – 16% -, enquanto Fogaça tem 31%, o maior entre todos os candidatos e quase o dobro do índice de rejeição atribuído a Manuela. A pesquisa estimulada para o primeiro turno situou o atual prefeito com 29% e Manuela em segundo lugar, com 19%, o mesmo índice da candidata do PT.

O crescimento de Manuela D´Ávila revelado pelos números do Ibope foi melhor confirmado em outra pesquisa realizada pelo Instituto Methodus e publicada pelo Jornal Correio do Povo nesta segunda-feira (14), apontando nossa candidata como favorita para conquistar a Prefeitura de Porto Alegre.

Diante da pergunta “Se o segundo turno fosse hoje, e se os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”, 45,5% dos eleitores declararam preferência por Manuela. O atual prefeito, José Fogaça, ficou com 39,3%, o que significa que a diferença em favor da candidata da Coligação Porto Alegre é Mais foi superior à margem de erro da pesquisa (3,1%).

Na questão formulada: “Se a eleição fosse hoje e os candidatos para Prefeito e Vice de Porto Alegre fossem estes, em quem você votaria?”, a chapa Fogaça/Fortunatti teve 26,1%, enquanto Manuela/Berfran receberam o apoio de 18,8%, à frente de Rosário/Danéris, com 17,8%.

O resultado apurado pelo Methodus, que ouviu 1.050 eleitores entre os dias 8 e 9 de julho, torna-se ainda mais significativo quando comparado ao do Ibope de domingo, que ouviu 602 eleitores.

Fontes: Jornais Correio do Povo e Zero Hora

Nenhum comentário: