quinta-feira, 27 de março de 2008

Deputado Beto Albuquerque faz pronunciamento em homenagem aos 236 anos de Porto Alegre

Nesta quarta-feira, 26 de março, o deputado Beto Albuquerque fez pronunciamento na Câmara dos Deputados em homenagem ao aniversário da capital de todos os gaúchos.

A seguir, trechos do discurso:

“...São 236 anos da fundação da cidade que acolhe milhões de porto-alegrenses, muitos dos quais gaúchos originários dos mais variados rincões do Rio Grande do Sul, que tiveram, como eu, uma oportunidade de desenvolver o seu trabalho, a sua vida em Porto Alegre...

... Atualmente, Porto Alegre que foi a primeira sede do Fórum Social Mundial é uma referência pela da democracia participativa, da politização de seus cidadãos, preocupados com o zelo pela cultura política e na forma de gerir a coisa pública em nossa cidade. É importante consolidarmos os canais no município que visam permitir a participação da cidadania, de forma direta ou através da sociedade civil, no debate e tomada de decisão sobre as políticas públicas desenvolvidas. É elogiável que, conforme estudo realizado o ano passado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diferente das demais capitais brasileiras, Porto Alegre apresenta segmentação social menos acentuada em seus bairros. A convivência de várias classes sociais no mesmo bairro propicia, segundo esse estudo, a ampla atuação e formação das associações de moradores. Os bairros mais ativos formam o porta-voz que acaba assumindo a figura de liderança. O desempenho competente dos líderes estabelecem uma salutar disputa política no cenário da cidade. Por isso, precisamos consolidar e ampliar os espaços políticos ocupados por pessoas que atenderam fielmente às suas comunidades...”

Veja o discurso completo em: http://www.betoalbuquerque.com.br/Pronunc-homenag-PoA.doc

Nenhum comentário: